MEC e FNDE lançam concurso de ilustração da Bandeira Nacional para estudantes do Ensino Médio

As artes irão compor as quartas capas dos livros didáticos

Em homenagem ao Dia da Bandeira, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias, ao lado do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, lançou, nesta terça-feira, 19, o 1º Concurso Sua Arte no Livro Didático. O objetivo é escolher os desenhos da bandeira do Brasil para estampar as quartas capas dos livros didáticos que serão distribuídos em 2021 para estudantes do Ensino Médio. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O ministro da Educação destacou que a bandeira é um símbolo que representa a união de um grupo, que tem os mesmos valores e interesses em comum. “Essa bandeira verde e amarela, ela representa os nossos defeitos sim, mas as inúmeras qualidades que permitiram ao Brasil ser essa nação livre”, declarou.

Para o presidente do FNDE, lançar esse concurso para todos os jovens do Ensino Médio da rede pública brasileira é uma forma de marcar o respeito aos símbolos nacionais. “Esse dia 19 é um dia de muito orgulho e de muita motivação para todos nós, lançamos esse concurso para que a gente possa retomar o orgulho e admiração pela nossa bandeira”, expôs.

As inscrições para o concurso poderão ser realizadas a partir do dia 1º de dezembro pelos diretores das escolas públicas de Ensino Médio constantes no Censo Escolar e com código INEP válido, por meio de endereço que será disponibilizado no portal do FNDE. Atualmente, cerca de 7 milhões de alunos do Ensino Médio em mais de 20 mil escolas são atendidos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), gerenciado pela autarquia.

Para critérios de classificação serão considerados a criatividade, a inovação, a autenticidade e harmonia estética da produção artística. A Comissão de Avaliação será formada por um estudante da rede pública de educação básica, maior de 12 anos de idade, que não esteja participando do concurso; um ilustrador profissional; e três representantes do FNDE.

A premiação será realizada na Bienal do Livro de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro de 2020. Os cinco primeiros colocados receberão um computador cada, viagem para São Paulo (SP) e a inserção da arte na quarta capa do Livro Didático de 2021. Os cinco segundos colocados receberão um tablet cada e viagem para São Paulo. Além disso, todos os classificados receberão Certificados de Participação e os diretores e as escolas dos estudantes vencedores receberão Placa de participação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *